sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Redimensionar/Rotacionar imagens em massa


Recentemente descobrir como redimensionar, de maneira simples e eficiente, diversas imagens quando utilizando o Nautilus (gerenciador de arquivos do GNOME) no Ubuntu Hardy 8.04.


Trata-se do nautilus-image-converter, que pode ser instalado no gerenciador de pacotes ou executando-se no terminal:

sudo apt-get install nautilus-image-converter



Após instalar o pacote, mate o processo do nautilus (Sistema > Administração > Monitor do Sistema, clique no Nautilus e clique em finalizar) para que o nautilus carregue o plugin. Ou então execute no terminal:

sudo killall nautilus

Feito isso, é s ó clicar com o botão direito do mouse na(s) imagem(ns) e escolher as opções (resoluções pré-definidas, por escala de porcentagem ou personalizado) .
Imagem das opçõ es no menu:


O arquivo resultante será um novo com a palavra “resized” (ou outra personalizável); outra opção tamb ém é de sobrescrever o arquivo original.

Juntamente o redimensionador, é instalado um plugin pra rotacionar imagens. Entretanto o “Eye of Gnome” (programa que roda por padrão ao clicar duas vezes em uma imagem), já faz o rotacionamento das imagens, através das teclas CTRL + R (sentido horário) ou SHIFT+CTRL+R (sentido anti-horário), e depois pressionando CTRL+S (pra salvar).

Esse plugin usa o Image-magick como motor.

Nenhum comentário: