sexta-feira, 12 de junho de 2009

Editor de Textos Geany

Um excelente editor de textos para sistemas proprietários é o Edit Plus. Depois de migrar para o LINUX, sentia falta de um editor de textos equivalente ao Edit Plus, que fosse leve e permitisse editar e principalmente atualizar os arquivos em tempo real (para acompanhar arquivos de log).

Encontrei um excelente editor de textos, leve com recursos avançados, equivalente ao Edit Plus com recursos formidáveis, muito bom.
Esse tópico tenho o prazer de apresentar o editor Geany, que passou a sanar a necessidade de um editor robusto para LINUX.

Utilizando o Ubuntu 8.10, é possível instalar o Geany com uma linha de comando no shell:

sudo apt-get install geany

Entretanto, a versão do software nos repositórios do Ubuntu é a 0.14, enquanto que a versão mais recente do programa é a 0.16.
Para instalar a versão 0.16, tive que instalar também alguns pacotes adicionais de desenvolvimento para o sistema, uma vez que o programa será compilado para a distribuição.

Para compilar a versão mais nova, é necessário instalar o pacotes:

aptitude install gnome-core-devel build-essential

Logo depois da instalação, baixe a versão mais nova do código-fonte do site do Geany: http://www.geany.org/Download/Releases#source

O link para baixar o fonte diretamente do sourceforge é:
http://prdownloads.sourceforge.net/geany/geany-0.16.tar.gz?download

Descompacte o código fonte, entre no diretório:

tar xvfz geany-0.16.tar.gz
cd geany-0.16

O próximo passo é compilar e instalar o sistema:

sudo ./configure
sudo make
sudo make install

Se o programa tiver sido instalado com sucesso, um ícone será criado no menu Aplicativos->Desenvolvimento->Geany, ou simplemente chame o aplicativo a partir do shell:

geany

Veja uma tela do programa:


O Geany, mostrou-se bastante eficiente quanto ferramenta de desenvolvimento, edição simples de texto, códigos-fonte, scripts e etc. Tem vantagem de ser livre de licença e de fácil instalação.

Enjoy! ;)

Nenhum comentário: